Skip to content

Viciadas em: BULLET JOURNAL

A paixão veio de pouco tempo, mas o Bullet Journal conquistou nossos corações de uma forma muito rápida. Começamos a conversar sobre agendas e quando vimos já estávamos praticando e decorando tudo por aí. Você conhece essa técnica? Quer saber mais sobre ela? É só ver nossas indicações aí embaixo:

Mas aí você para e olha pra gente e pergunta: mas que raios é um Bullet Journal?

Calma que vamos explicar! BuJo é um método de organização criado por Ryder Carroll. Ele procurava um método eficiente para colocar suas tarefas e não perder nenhuma informação importante.

O método consiste em usar bullets para cada tipo de tarefa do seu dia, por exemplo: bolinha para compromissos, caixinha de “check” para tarefas e hífen para informações importantes. Asterisco para prioridades, exclamação para o que precisa mais atenção e ainda interrogação para algumas tarefas que você precisa de ajuda!

O BuJo é prático e simples, você só precisa de um caderno e uma caneta. 😉

bullet-journal-1
Fonte: Boho Berry Instagram

Meu interesse pelo BuJo, como é apelidado por aí, começou com outra forma de journal: o de viagens. Eu sempre achei incrível a galera que consegue fazer um Travel Journal, guardando todas as memórias boas de uma viagem. Eu planejei fazer isso na minha viagem para a Alemanha, mas foi sem sucesso.

De qualquer forma, desde que entrei na faculdade, eu comecei a ter o costume de andar com uma agenda para lá e para cá. Era uma forma de saber datas de provas e entregas de trabalho, além de me organizar no trabalho. Viciei total nisso e hoje não consigo mais viver sem ela, muito menos substituir por uma agenda de celular.

Minha agenda tinha seu próprio sistema de tópicos e eventos do dia – de uma forma super desorganizada -, com o tempo fui tentando me adaptar a várias outras formas até descobrir o bullet journal a uns meses atrás e, sério, tornou a vida muito mais fácil e organizada.

Posso dizer que o meu é “inspired”, porque eu não uso tudo o que é indicado pelo sistema. Faço mais o esquema de sinalizações e uso uma agenda normal, dessas com datas e linhas. Mas você pode ficar a vontade para adaptar ao seu estilo de vida e o que você acha melhor como personalização da agenda.

Outra coisa que eu estou amando fazer e não acreditava que conseguiria é decorar e desenhar. Faço mini desenhos, decorações, cabeçalhos e fontes diferentes para chamar mais atenção e deixar a página mais bonitinha. Como eu estou no começo e não tenho muitas habilidades, ainda estamos treinando. Logo mostro algumas páginas no meu Instagram caso vocês queiram. <3

bullet-journal-2

Fonte: Bullet Journal Inspiration Instragram

Eu sempre tentei ser uma pessoa organizada, mas confesso que nunca tive muito sucesso 🙁 Minha cabeça vivia no mundo da lua e eu super esquecia das coisas que eu tinha que fazer. Muitas vezes eu só lembrava dos compromissos quando elas já tinham passado.

Ano passado eu comecei a usar uma agenda no trabalho, de forma bem aleatória eu ia escrevendo o que eu tinha que fazer durante o dia, e ia riscando aquilo que eu ia terminando. Ver aquela agenda toda riscada me dava um orgulinho, eu me sentia mais produtiva e animada em fazer mais coisas.

Assim, aos pouquinhos nasceu minha modesta organização!

Hoje eu já me sinto beeem mais organizada, tenho uma planilha financeira (valeu namorado!), organizado todas as minhas “atividades” do dia e raramente esqueço de alguma coisa. A não ser que eu esteja beeem estressada e na hora esqueça de anotar (isso infelizmente acontece :/).

Assim como dona Cyndria eu não uso 100% do BuJo, ainda uso, no trabalho, uma agenda comum e só vou anotando o que tenho que fazer. Mas já iniciei um BuJo para as tarefas mais “particulares”, sabe? Até porque no trabalho eu não tenho taaanto tempo pra me dedicar e fazer o Journal como eu quero 🙂

Eu tenho zero coordenação pra fazer tipografias diferentes e esses desenhos lindos que a gente vê por aí. Mas estou treinando essa habilidade e até que tá saindo algumas coisas bonitinhas. Tô até ficando orgulhosa haha

Mas o que eu gosto mesmo é de colocar marca texto e post-it, pra marcar o que é importante e não esquecer de nada, mesmo!

Aliás, vai rolar muuuita foto de BuJo lá no meu Instagram, preparem-se para ver uma iniciante em ação! Espero que fique bom e que me ajude maaais ainda a organizar essa vida!

bullet-journal

Facebook Comments

One Comment

  1. […] Journal: pois é, o vício está grande mesmo. Comecei a decorar meu bujo (não sabe o que é? Explicamos neste post) e descobri milhões de canetas diferentonas e especiais, com efeitos mega legais. Alguns exemplos: […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *