Skip to content

As 8 melhores dicas para quem quer viajar sozinha

Lembro até hoje de estar em casa me perguntando se eu conseguiria viajar sozinha. E se eles não falarem inglês? E se ela não estiver no aeroporto me esperando? Se eu não souber tanto inglês quanto achei que sabia? Se eu me perder?

A segunda e a terceira vez, dentro dessa viagem, também foram cheias de dúvidas. Será que eu sei descer no ponto certo? Vou conseguir me localizar com o Google Maps? Será que não é um problema andar sozinha?

Em 2015 eu fiz minha primeira viagem internacional sozinha. Eu só tinha entrado uma vez em um avião e conhecido 2 aeroportos, então imagine o nervosismo!

Foi uma das melhores experiências que eu tive e achei que seria interessante contar como foi e incentivar outras pessoas a tentarem também.

passagem de avião

Os planos começaram em 2014, praticamente um ano antes de eu ir viajar. Eu tinha prometido a uma amiga que fez intercâmbio aqui no Brasil que um dia eu iria visitá-la. Dito e feito: recebi um presente dela pelos correios e percebi que aquela era a hora.

Comecei a ir atrás de tudo: todas as informações que eu precisava, quais documentos eram necessários, cálculos de gastos, enfim, uma imensidão de planejamentos que você precisa fazer antes de uma viagem. Um ano se passou e lá fui eu pegar meu primeiro avião internacional rumo a Alemanha.

No aeroporto de Guarulhos eu confesso que fiquei nervosa e confusa com tanto procedimento. Mas quando estava de frente pro portão de embarque tudo mudou! Eu me senti confiante, senti que era a viagem da minha vida e que não ia dar errado, porque eu já tinha organizado tudo.

Depois de entrar no avião a história foi outra e com um nome bem comum: ANSIEDADE. Foram mais de 12 horas tentando dormir, olhando pela janelinha, o mapa, as nuvens… Lidar com toda essa emoção foi difícil, confesso. Mas cheguei bem acordada, sem jat leg e feliz pra caramba assim que pisei em Frankfurt.

Os primeiros e os últimos dias de viagem foram na companhia da minha amiga, então eu comecei a me habituar com os costumes, jeitos e comunicação de forma tranquila. Decidi que iria partir para uma aventura sozinha nos últimos dias que estive na Alemanha e no meio da minha passagem pela Holanda. Aqui vão algumas dicas – e incentivos! – para você se aventurar por aí.

Antes de mais nada PLANEJE! Em breve vai sair aqui no blog um post ensinando passo a passo de como planejar uma viagem perfeitamente, quando o post estiver online eu marco ele aqui pra você. 😉

nuremberg

Não tenha medo, mas fique sempre de olho.

Se é pra viajar, você precisa explorar! Minha maior dica é: deixe aquele metrô ou ônibus de lado e vá a pé (se for seguro!). Você vai encontrar vários lugares novos e diferentes que podem te trazer novas histórias e descobertas. Sempre tem aquele cantinho amor que não é nada turístico e que você pode se apaixonar. Mas sempre tome cuidado por onde andar, não arrisque ir por um lugar desconhecido se você sabe que não tem segurança alguma nele.

Leve o essencial, não carregue muita coisa.

É difícil, eu sei. Em viagem a gente quer aproveitar pra colocar os melhores looks, mas sério, desapega! É claro que você pode ir arrumada, levar aqueles looks mara (e planejar eles se quiser, facilita muito), mas não leve mais do que você pode carregar. Assim se você decidir ir de um lado pro outro com a mala, não vão ter dificuldades. E diquinha do dia: vai ter mais espaço na mala pra colocar lembranças na volta!

Tenha dinheiro, principalmente para emergências.

Eu sempre ouvi que precisava ir com o dinheiro contadinho para a viagem, mas eu preciso discordar um pouco dessa afirmação. Você precisa fazer cálculos e ver a média que vai gastar em uma viagem (sim!!), mas é sempre bom levar um pouco a mais. Nunca se sabe quando vai surgir aquele imprevisto e você vai precisar de uma calça nova, porque a sua rasgou! hahaha

Esteja pronta para novas aventuras.

Viagens são uma eterna descoberta mesmo quando você tem um roteiro definido. Esteja pronta para se abrir pra novas culturas. Aprender, entender e crescer: uma viagem pode mudar todo o rumo da sua vida. Foi o que aconteceu com a Bruna, do Muffin Dicas. Ela fez uma viagem para Nova York e descobriu que pertencia a cidade, juntou suas trouxinhas e voltou pra lá rapidinho. Quer saber como aconteceu tudo isso? A Bru (sou intima, licença) explicou tudo no canal dela, é só clicar aqui.

Saiba um pouco da língua local.

Ok, você não precisa saber falar tudo em Alemão, Italiano ou Russo, mas caso precise conversar com alguém que não seja um turista, comece com um cumprimento nativo! Saiba as expressões básicas que você precisa para “sobreviver”: oi, tchau, obrigado, “tudo bem?” e de nada, são algumas expressões que podem ajudar na hora do aperto ou no começo de uma conversa.

Baixe mapas ou instruções necessárias assim que estiver com internet.

É essencial que você tenha todas as coordenadas de um modo offline. A gente sabe que todo mundo está conectado e que wifi é fácil em quase todo lugar, mas nunca se sabe, né?! Um dos aplicativos que mais usei e que recomendo muito é o próprio Google Maps. Ele dá todas as coordenadas que você precisa, dá pra baixar mapas offline e se localizar apenas com o GPS, sem necessidade alguma de internet. Ah, ouvi dizer que ele está integrado com o Uber agora e dá até descontos!

Faça amizades, converse!

Estar no meio de pessoas locais é uma forma de entender um pouco mais da cultura local. Converse, troque ideias, aprendam! Alguns dos maiores aprendizados que eu tive nas minhas viagens foram conversar com pessoas locais, definitivamente.

Tire muitas fotos. Salve lembranças.

Eu voltei da minha viagem com mais de mil fotos, juro! Cada esquina que eu virava era uma foto nova. Tenho diversas fotos de momentos especiais que tive nas viagens. Uma dica: leve um tripé pequeno para que você possa tirar fotos sozinhas, assim não vai precisar pedir para alguém desconhecido na rua.

Espero que você tenha uma ótima viagem e que possa aproveitar todos os momentos inesquecíveis que virão com ela.

Tem alguma dica para viajar sozinha? Conta pra gente, vamos adorar ler. <3

Facebook Comments

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *